Contar a história...

Relato da história dinamizada no âmbito da exposição o trajar e o ourar. Complemento ao blog "Histórias de uma animação histórica".

18.9.05

Oficina do ourives

Vestindo calças pretas, camisas brancas e usando aventais, os ourives recebiam as crianças e o casal de nobres com uma pomposa vénia. As crianças, entusiasmadas com a importante tarefa que lhes tinha sido proposta, descreviam as jóias relativamente à cor, forma e presença de pedras preciosas, desejadas pela D. Antonieta.
O ourives mostrava às crianças o desenho das jóias baseado nos dados fornecidos pelas mesmas e seguidamente era-lhes proposto que se deslocassem até à bancada de trabalho (uma mesa previamente montada), onde fabricariam as suas próprias peças de joalharia (utilizando para tal massas douradas e fios).

Uma vez terminadas as jóias, era-lhes proposta a troca destas por moedas (de chocolate), e surgiam entretanto as jóias feitas pelo Sr. Ourives. Depois da dama experimentar as tão desejadas jóias, as crianças despediam-se e abandonavam o edifício.