Contar a história...

Relato da história dinamizada no âmbito da exposição o trajar e o ourar. Complemento ao blog "Histórias de uma animação histórica".

18.9.05

Acolhimento e preparação da acção

As crianças chegavam ao museu em grupos e acompanhadas pelo educador ou pelo professor responsável. O acolhimento era realizado já dentro do museu por dois cúmplices de exploração que acompanhavam o grupo durante toda a visita.
A criação do grupo de cúmplices de exploração surgiu com o objectivo de simplificar os conteúdos da exposição e servir de elo de ligação entre o passado e o presente. Para tal, optou-se por manter uma aparência actual e normal, introduzindo progressivamente as crianças no ambiente do século XVIII vivido no resto da exposição que iriam explorar no Museu e patente na caracterização dos restantes animadores. Os objectivos deste primeiro momento passavam ainda por explicar o que é um museu a crianças que nunca o tinham visitado e os cuidados e formas de deslocação durante a exposição, bem como relativamente às peças expostas. Realizava-se ainda um levantamento de ideias e conhecimentos sobre o ouro como algo precioso e presente no nosso quotidiano, destacando-se as jóias e recordando algumas que as crianças conheciam, e em muitos casos usavam, tais como anéis, pulseiras e colares.

O verdadeiro iniciar da acção e a viagem para o século XVIII ocorriam com a entrada do casal de nobres, realizada com grande impacto junto das crianças: a dama surgia em pranto inconsolável, acompanhada pelo seu marido. Depois das apresentações era descrito o problema da perda das jóias e solicitada a ajuda para a criação de novos adornos para a bela Antonieta. Sendo necessário saber que jóias encomendar ao ourives, começava a descoberta do ouro na cultura portuguesa do século XVIII.

Aos cúmplices de exploração competia motivar e ajudar as crianças na sua busca por ajuda para a tarefa em mãos. Nesse processo, tornava-se ainda necessário simplificar conceitos e termos que para as crianças surgiam como complicados ou novos e assegurar o apoio a situações que coubessem ao nosso século, como a utilização da casa-de-banho ou a necessidade de água.

3 Comments:

Blogger William said...

Fantastic blog you have here, I have a website that you
might find interesting, on how to get people to see
your web blog free. We have a list of over 200 free to submit directories
Stop by let me know what you think of it.
free directory submission

9:20 da tarde  
Blogger Nadia Smith said...

Hi, I was browsing the Web and came accross your site. I am pretty new to blogging and everything but it seems pretty fun. I have a site about diamond pendants that I just started last week. Well, keep on blogging!

9:21 da tarde  
Blogger Blogging Blogging Queen said...

I skim a lot of blogs, and
so far yours is in the Top 3
of my list of favorites. I'm
going to dive in and try my
hand at it, so wish me luck.

It'll be in a totally different
area than yours (mine is
about affordable seo services company)
I know, it sounds strange, but it's
like anything, once you learn more
about it, it's pretty cool.

If you don't mind, I'd really appreciate
being able to come back and get a
few tips and suggestions from you,
if that's alright, alright?

Thanks,
Tiffany Burrell
Keyword Queen!
ps. I confess, that's not my real picture! :-)

9:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home